Roma – Dia 4

PT|EN

Regresso à época antiga…o último dia foi dedicado a descobrir a Roma Antiga. A zona que outrora foi palco dos maiores e mais emblemáticos palácios dos imperadores, dá hoje lugar a tesouros artísticos, monumentos antigos e vestígios arqueológicos de valor incalculável.

Todo o complexo da Roma Antiga é extenso e repleto de história em cada ruína cuidadosamente recuperada. Contudo, optámos por centralizar a nossa visita pelo Coliseu e Fórum Romano.

Como já tem sido prática, optámos por chegar cedo à zona do Coliseu e do Monte Paladino, com o RomaPass conseguimos evitar uma longa fila e acelerar a nossa entrada no Coliseu. A melhor forma de tirar proveito de toda a visita a este monumento é recorrer a visitas acompanhadas ou a áudio-guias. Nós optámos pelos áudio-guias, na realidade foi apenas um, mas é possível requisitar tantos quantos se queira, nós optámos pela opção mais económica. Desta forma através do áudio-guia e do mapa que assinala os pontos mais relevantes e de uma explicação cuidada de cada um deles, foi nos possível descobrir em pormenor a história deste emblemático e majestoso monumento da Roma Antiga, que representa a paixão dos Romanos pelos espetáculos brutais.

Durante a visita ao coliseu, foi possível visitar o primeiro e segundo anel exterior e as galerias do interior. A zona da arena e as criptas são acessíveis apenas em visitas guiadas especiais. O primeiro e segundo anel era onde o público em geral podia assistir aos eventos da época. A partir destes dois anéis, consegue-se ter uma vista clara para a zona da arena e as criptas, permitindo assim deixar a nossa mente divagar e imaginar como terá sido magnifica toda aquela área e exuberantes os espetáculos que nela ocorreram. Consta-se que milhares de pessoas e muitos milhares de animais morreram na arena durante os espetáculos organizados .

Após terminada a visita ao Coliseu que demorou cerca de duas horas, fomos conhecer o Fórum Romano, com entrada incluída no RomaPass. Ao contrário do Coliseu, estes dois marcos do império romano dispõem-se por uma extensão ampla de terreno. O Fórum Romano foi durante séculos local onde ocorreram cerimónias importantes, assim como eleições e palco de discursos públicos, centro de negociações comerciais e até mesmo processos criminais e confrontos entre gladiadores. Pode-se mesmo afirmar que o Fórum Romano era o centro da vida romana, onde tudo acontecia, o centro da vida pública.  

O Fórum Romano é o símbolo do poder romano e da sociedade avançada que era o império romano. Toda esta zona como se pode imaginar e ver pelas imagens encontra-se em ruínas, alguns dos monumentos estão bem preservados e é fácil nós conseguirmos imaginar o edifício que outrora foi, contudo, existem outros que dado tempo e degradação não são tão perceptíveis, mas não deixa no entanto de ser interessante conhecer qual a sua importância na Era Antiga.

A visita ao Fórum Romano foi um pouco mais exaustiva, pois o percurso ainda é extenso e o imenso calor que se fazia sentido tornou a visita mais cansativa devido à escassez de pontos frescos sobre os quais pudéssemos repousar durante uns momentos.

Santa Maria in Cosmedin – Boca da Verdade

Não muito distante do Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano encontra-se a Santa Maria in Cosmedin. Originalmente um centro de distribuição de pão, tornou-se numa igreja no século VI. Atualmente resta muito pouco da ornamentação original, contudo o principal ponto de atração é a Bocca della Verità. Na realidade, trata-se da tampa de uma antiga cisterna, mas reza a lenda que a boca se fecha sobre as mãos dos mentirosos.

Como não poderia deixar de ser, também nós quisemos ir comprovar se esta lenda era ou não verdadeira. Como era expectável a boca manteve-se sempre aberta e verdade seja dita todos nós somos pequenos mentirosos mesmo que de forma inocente. Também aqui havia uma fila para tirar uma fotografia junto da tampa de cisterna e posteriormente entrar na pequena igreja. Mas o tempo de espera foi curto e compensou com o momento de diversão que nos proporcionou com o pequeno receio que tínhamos pela hipótese de comprovarmos que a lenda afinal poderia ser verdadeira.

Desta forma despedimo-nos de Roma, com um relembrar sobre a história da Roma Antiga e melhor que isso foi termos a oportunidade de ver de perto tudo o que esteve na origem de um extraordinário e majestoso império. Até à data não existiu ainda local que nos marcasse tanto pelo seu esplendor e imenso espólio preservado ao longo dos tempos.


2 thoughts on “Roma – Dia 4

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.